re:e a história? |  forum
 
Forum  


E a história? - 06/11/06 19:11 A nova proposta de qualificações para o ensino de História é assustadora.
Criar cursos de formação de curta duração mistos com o 1º ciclo e outras áreas do 2º para ensinar história é a última da Senhora Ministra.
A História disciplina global e essencial à cidadania é a próxima vítima da linha obscurantista que já começou a matar a filosofia.
Informem-se e discutam o tema. Deve ser preciso salvar as ESE dos seus problemas de sobredimensionamento mas daí até abastardar totalmente uma disciplina com séculos de existência....
E a questão de fundo é: quanto é preciso saber para se poder ensinar? Em princípio mais do que o que se ensina....Heródoto deve estar de a rodar na tumba!!! [size=4][/size]
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:E a história? - 08/11/06 00:11 Infelizmente a desvalorização da disciplina de História já começou há muito. Veja-se a situação no 3º ciclo na maioria das escolas: para um programa concebido para 3 aulas semanais de 50 minutos temos, na maioria das escolas, uma aula de 90 minutos no 7º ano, 1,5 no 8º ano e outra de 90 minutos no 9º ano. Pede-se aos professores que promovam o desenvolvimento de competências, mas como é possível desenvolver essas competências sem tempo suficiente. Como é possível os alunos adquirirem conhecimentos, indispensáveis para o exercício da cidadania? Diz-se para se "cortar" nos conteúdos para desenvover as competências prescritas. Mas estas podem desenvolver-se no vazio? E onde é que se corta?
Apesar da retórica institucional sobre a aprendizagem das ciências experimentais a situação é semelhante à da História. Fazer experiências com uma aula semanal ou então na aula de 45 minutos?

João Simas
Évora
  | | O tópico foi bloqueado.