re:pela educação |  forum
 
Forum  


Re:Pela Educação - 19/02/07 23:02 Na continuação de tantas discussões sobre a Educação, vou agora centrar-me na Gestão Escolar:

- Tendo sido retirada do ECD uma proposta de alteração ao Regime de Autonomia, Administração e Gestão, publicado em anexo ao Decreto-lei 115-A/1998, inicialmente aí colocada, voltamos a perguntar como irão ser as próximas eleições para os órgãos de gestão das Escolas e Agrupamentos?
- Parece-me que limitar as candidaturas aos docentes em exercício nessa Escola ou Agrupamento não será o mais correcto.
- Poderíamos, talvez, alargar o "leque" das candidaturas e deveríamos criar "penalizações" para quem "gere mal" para quem comete gafes atrás de gafes.
- Premiar os "bons" e penalizar os "maus gestores" pelo menos impedindo-os de não se recandidatarem poderá ser um passo para termos melhores liders e melhor educação nas nossas escolas.

- Será possivel criar uma articulação entre os serviços da IGE e os serviços regionais ou centrais do Ministério da Educação de modo que estes conheçam as incongruências (e incompetências) detectadas por aqueles? Estas informações poderiam funcionar como falta de requisitos para uma não aceitação de candidaturas para os órgãos de gestão.
- O que faz a IGE às informação recolhidas nas suas visitas às Escolas? Qual a utilidade dessas informações?
- A senhora Ministra da Educação poderia aproveitar os elementos recolhidos pela IGE para promover os "bons" gestores das nossas escolas.
- As Direcções Regionais poderiam utilizar essas informações para promover "boas práticas".

- Mas isto só será possível com uma verdeira articulação entre os diversos serviços do Ministério. Será que conseguimos?
Alguém tem de dar o primeiro passo!Nem tudo tem de ser mau em EDUCAÇÃO, pois não?

Item editado por: custodia, em: 20/02/07 12:02
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Pela Educação
Sérgio Costa 24/01/07 16:01
  thread link
thread linkthread link Re:Pela Educação
isagomes 12/02/07 21:02
  thread link
thread linkthread link Re:Pela Educação
custodia 19/02/07 23:02