a prática da educação ambiental nas escolas... |  forum
 
Forum  


A prática da Educação Ambiental nas escolas... - 14/02/07 10:02 A mudança de atitudes na Comunidade Escolar passa por mudar a forma de agir, de actuar.
Tome-se o exemplo da defesa e preservação do Meio Ambiente. A Escola é uma Entidade, que usa grandes quantidades de papel. A abordagem da preservação do meio ambiente, (a não poluição das águas, da terra, do ar…) através de trabalhos escritos, campanhas de sensibilização, elaboração de cartazes não é suficiente, para modificar as atitudes dos jovens, se na Comunidade Educativa não se tomarem atitudes tais como uma política de triagem do lixo, de preciclagem, de contenção de gastos de papel, (fotocópias e impressão frente e verso), uma dinâmica de recolha, de reciclagem e reutilização de papel usado, etc...
Para isso, é necessário a envolvimento de entidades externas à Escola, o que por vezes é difícil de conseguir.
Apesar das vicissitudes, a Eb2/3 D. Manuel de Faria e Sousa adoptou medidas para contribuir para a preservação do Ambiente, com a constituição de um Clube do Ambiente que articula actividades e acções com toda a Comunidade Educativa do Agrupamento.
A palavra chave é viver os valores que se veiculam na sala de aula!

Nota: as actividades implementadas por este Clube estão divulgadas no site: www.manuelfariasousa.pt. ,no blogue clube do ambiente.



Item editado por: luciafaria, em: 16/02/07 19:02

Item editado por: luciafaria, em: 16/02/07 19:02
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
A prática da Educação Ambiental nas escolas...
luciafaria 14/02/07 10:02