liberdade de escolha das escolas? |  forum
 
Forum  


Liberdade de escolha das escolas? - 22/10/06 18:10 Como pai, ficaria contente de poder escolher a melhor escola para a minha filha (quando ela tiver idade para a frequentar). Assim como o melhor centro de saúde, o melhor hospital, o melhor restaurante, a melhor loja de roupas e por aí em diante. Mas será isso mesmo possível num país em que muitas regiões só apresentam uma escola? Como escolher nestes casos? Enviar os nossos educandos para 20, 30 ou mais Km de distância da sua família, pilar fundamental da educação? Mesmo naquelas regiões em que se apresentam várias alternativas de escolha, tudo cheira a falso. Já não é a primeira vez que ouço encarregados de educação referirem que não conseguem enviar os seus educandos para a escola y ou h, porque em tais escolas só aceitam alunos com médias superiores a x. E nestes locais há sempre uma escola que acaba por ser o "caixote do lixo" que recebe os alunos com piores resultados escolares. Então onde está a escolha?
Penso, sinceramente, que poder escolher uma escola poderá ser o passo a seguir. Penso que qualquer encarregado de educação deverá ter o direito de o fazer. Mas também penso que a sua escolha deveria ser dificultada ao máximo, isto é, as escolas deveriam ser todas de tal qualidade, que um encarregado de educação iria ter dificuldades em escolher, mas independentemente da escolha, saberia que o seu educando estaria no local certo.
O interessante, então, seria ver os nossos governantes a agirem de modo a dotarem todas as escolas com as condições necessárias para todos os nossos alunos terem sucesso. Não se compreende que umas escolas estejam tão bem apetrechadas a nível informático, ao nível de instalações desportivas, bibliotecas, espaços de convívio, laboratórios, cantinas... e outras estejam tão mal servidas.
Dotar todas as escolas com boas condições para os professores e alunos trabalharem será importantíssimo para haver sucesso de qualidade e, aí, o sentimento de querer escolher talvez não fosse tão forte.
Olhando para o "Ranking" das melhores escolas, não é difícil perceber que estas estão inseridas em contextos económicos favoráveis, bem como o sócio-cultural. Então, a luta dos nossos governantes deverá passar também por melhorar as condições económicas das nossas famílias e contribuir para a formação cultural das mesmas.
Boas condições materias para professores e alunos, famílias desafogadas economicamente e com boa formação ao nível dos valores e cultura é caminho para escolas de qualidade. Para essa mesma qualidade, não contribui em nada a guerra aberta entre governo e classe docente, na qual os primeiros transmitiram para a opinião pública uma imagem péssima dos segundos, apenas com um objectivo economicista, uma vez que ao nível das condições que os nossos professores e alunos vão encontrar nas escolas, nada mudará e o tal sentimento de escolha virá sempre ao de cima.

Item editado por: mariamatos, em: PM/10/22 20:10
  | | O tópico foi bloqueado.

      Tópicos Autor Data
  thread link
Liberdade de escolha das escolas?
Francisco Manuel 22/10/06 18:10
  thread link
thread linkthread link Re:Liberdade de escolha das escolas?
ruis 23/10/06 16:10
  thread link
thread linkthread linkthread link Re:Liberdade de escolha das escolas?
Francisco Manuel 24/10/06 14:10