re:contributos da educação ambiental |  forum
 
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Contributos da Educação Ambiental - 05/06/06 23:06 De que forma poderá a Educação Ambiental contribuir ao Debate Nacional sobre Educação?
Como poderão as finalidades e os objectivos da Educação Ambiental ajudar a articular as questões colocadas neste tópico "Educação e Cidadania"?
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 07/06/06 09:06
Entendendo este espaço uma oportunidade para discutir a pertinência da Educação Ambiental nos curricula começo por apresentar algumas considerações, no sentido de podermos ter compromissos políticos para uma efectiva e estruturada inclusão da Educação Ambiental nas Escolas Portuguesas.

» A Constituição da República Portuguesa de 1976, pode ser considerada como um dos textos constituintes mais progressista em matéria de ambiente. Na sua primeira versão (1976)o artigo 66º consagra literalmente os «direitos ao ambiente». A 4ª revisão da Constituição da República Portuguesa (1997), nesse mesmo artigo destinado ao «ambiente e qualidade de vida», passa a atribuir ao Estado, por meio de organismos próprios, em colaboração com as autarquias e com a participação dos cidadãos, a responsabilidade de promover a «educação ambiental» e o «respeito pelos valores do ambiente».

» Na estrutura do Instituto do Ambiente podemos contar, entre outras, e no âmbito da Educação Ambiental, com a Direcção de Serviços para o Acesso à Informação e Participação do Cidadão. Esta compreende a Divisão de Divulgação e Acesso à Informação e a Divisão para a Participação do Cidadão. Por sua vez, esta passa a ter competências para promover a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, já prevista em vários governos, mas sem que tenha havido vontade política para que os votos de intenções se tornassem realidade. Será este o momento oportuno para podermos considerar a articulação entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente para tornar efectiva a Estratégia Nacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, recuperando documentos de grupos de trabalho já iniciados?

» Para além de uma educação “acerca de”, “sobre”, “para” o ambiente, a EA é basicamente a nossa relação com o ambiente (Sauvé e Orellana, 2003). Desta forma é importante que os educadores saibam estimular a discussão e compreensão crítica da crise sócio-ambiental problematizando a diversidade de concepções de sustentabilidade apresentadas, nos seus argumentos, valores, objectivos, posições ético-políticas e nas suas implicações sociais, para que se possa ajudar a definir os caminhos que cada um quer seguir no seu projecto e prática educativa tendo em conta as dimensões da nossa relação com o ambiente.

Joaquim Ramos Pinto
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 10/06/06 22:06 Claramente houve um nítido retrocesso.Com a extinção do Instituto de Promoção Ambiental e a criação do Instituto do Ambiente a educação ambiental ficou muito esquecida em Portugal.Já nos tempos do IPAMB, conforme afirma José Alho, havia “uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental que tinha sido motivo de um grupo de trabalho e se intitulava Educação para a Sustentabilidade”(continuar a leitura na pagina da Quercus).

Portanto é mais que tempo de agitar esta indecisão e retomar novamente a visão tão vanguardista da nossa Consttituição.

Junto envio o diagnóstico Educação Ambiental/Educação para o
Desenvolvimento Sustentável na região do Porto elaborado pela Futuro Sustentável: ler aqui
Joao Soares
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 13/06/06 19:06 Para o Ensino Secundário prevê-se a existência de uma disciplina de projecto cujos conteúdos poderão/deverão ser transdisciplinares e onde me parece que poderia caber a Educação Ambiental; uma vez que é uma disciplina de cunho teórico-prático e que implica um produto final, julgo ser uma boa oportunidade para apresentar e desenvolver conceitos como o Desenvolvimento Sustentável e estreitar laços com as comunidades, permitindo aos alunos conhecer melhor a sua região e, eventualmente, opinar e apresentar sugestões.
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 13/06/06 22:06 Relativamente à primeira questão, acredito ser urgente a construção de novos modelos educativos que abarquem novas formas de ser e pensar sobre o Mundo e a sua evolução.O ser humano deve ser capaz de ser um agente activo, autónomo, livre e cooperante na construção do seu mundo, do seu ambiente, dos seus recursos, do bem estar de todos nós, do planeta.

A Educação Ambiental permite novas abordagens que não se ensinam na escola:a análise de situações,a gestão de acções concretas. São articulações diversas entre disciplinas para abordar um problema. São actividades a levar a cabo dentro e fora da escola.É uma maneira de comunicar com o exterior.É também uma forma de utilizar outros enquadramentos para além da escola (J.de Almeida Fernandes).

Seria uma mais valia que, nos programas curriculares, constassem mais temas ambientais que contribuissem para uma visão global do Mundo, que proporcionassem o questionar da degradação ambiental e o descobrir de outras vertentes dos problemas.
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Re:Contributos da Educação Ambiental - 14/06/06 13:06 Os problemas ambientais assumem importância social, a partir do momento em que o indivíduo e a própria sociedade se relacionam entre si e estes com a natureza. As relações indivíduo – sociedade – natureza são um reflexo das organizações económicas e políticas estabelecidas pela sociedade vigente, consequentemente, os problemas ambientais só podem explicar-se com referência às referidas organizações.
Neste contexto, enquadrado por compromissos explícitos com a integridade dos sistemas ecológicos e construção de um mundo mais justo, ético e com harmonia, situa-se a educação ambiental como proposta e resposta educativa para um desenvolvimento que prevê um presente/futuro sustentável. Partilhando Caride e Meira (2004: 12,16,17) "a Educação Ambiental é uma oportunidade – entre outras – para que seja exequível assentar a educação e a sociedade sobre novas bases filosóficas, epistemológicas e antropológicas: criadora e impulsionadora de novos pontos de vista e estratégias no diálogo educação-ambiente, inspiradora de novos conteúdos e métodos pedagógicos, geradora de iniciativas solidárias e de responsabilidades partilhadas, promotora de coesão e integração social, garante de direitos e liberdades cívicas, possibilitando uma ética ecológica biocêntrica, etc.”

Como referiu Lucilia Guedes é cada vez mais inportante haver uma articulação entre a escola e outros actores sociais para a construção de sociedades sustentáveis. Aqui a importância do reconhecimento institucional ao nível do sistema educativo para impulsionar o bom trabalho desenvolvido mas muitas vezes sem articulação e sistematização necessárias.

Joaquim Ramos Pinto
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CARIDE, J. A. e MEIRA, P. A. (2004). Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Instituto Piaget. Lisboa.
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