qualidade e equidade |  forum
 
Forum  


Qualidade e Equidade - 21/12/06 12:12 . Saber ser e saber estar.
. Mais disciplina, exigência e autoridade, bem como responsabilização dos alunos e pais pela aprendizagem.
. Estabilidade do corpo docente.
. Valorização do estatuto da carreira docente.
. Valorização do "bom" desempenho de todos os agentes educativos e dos alunos.
. Fomentar parcerias com instituições sociais.
. Intensificação do ensino de L. Portuguesa para alunos de outras nacionalidades. Dar-lhes as competências mínimas "antes" de entrarem na escolaridade, quer através de cursos de Verão quer de cursos intensivos, de modo a terem capacidade para acompanhar as aulas.
. Introdução de temas actuais nos currículos.
. Criação de diferentes tipos de escolas com currículos de cariz mais prático, onde os alunos possam adquirir sobretudo competências para a vida e não conhecimentos essencialmente teóricos. Especializações em vários ramos.
. Estímulos à aprendizagem.
. Detecção precoce do potencial de cada aluno e encaminhamento o mais tardar no 7. ano para o tipo de escola mais adequada.
. Criação de turmas de nível, bem como de turmas mais pequenas, onde todos possam ter um acompanhamento mais individualizado e onde todos saiam a ganhar, contrariamente ao que se passa hoje em dia, onde todos perdem dado os diferentes níveis.
. Critérios de qualidade visando a excelência.
Teresa Almeida d'Eça e Margarida Miranda
  | | O tópico foi bloqueado.