profs palhaços? não, obrigada! |  forum
 
Forum  


aulas de substituição - 24/11/06 19:11 Aulas de substituição ou ocupação dos tempos livres?

As aulas de substituição só o serão se o professor designado para o fazer, leccionar a mesma disciplina que o seu colega em falta. Nem todos os professores são versáteis ao ponto de se sentirem à vontade em todas as áreas curriculares. Para que estas permutas entre professores funcionem, é necessário muito mais que ficheiros ou aulas pré-preparadas, o que se exige é que o professor substituto saiba conduzir a aula a que foi destinado, e é neste sentido que não me parece funcional que um professor de Educação Física seja destacado a dar uma aula de Físico-química ou Matemática (muitos outros exemplos poderiam ser dados)! Para que estas sejam na sua verdadeira acepção da palavra, aulas de substituição, o professor que irá substituir o colega que falta, deverá pertencer ao mesmo grupo disciplinar para poder dar a melhor resposta a todas as circunstância da aula.
A Ministra da Educação e seus colaboradores deveriam, antes mesmo de promulgarem esta lei, de criar condições para que a mesma funcione como um benefício para os alunos, e não como uma simples e desinteressante ocupação dos tempos livres.

Nuno
24/11/06
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:aulas de substituição - 27/11/06 22:11 Estou em total acordo.
Aulas de substituição só com um professor da mesma area.
Mas a verdade é que quando matriculamos os n/ filhos na escola, esperamos que eles estejam lá para ter aulas e não "feriados" e não quero que num desses "feriados" lhe apareça um professor todo chateado por ter que ir fazer uma substituição, e que descarrege em cima dos miúdos essa frustação. Se as aulas de substituição estiverem bem organizadas e se o professor da turma X sabe que em tal dia vai faltar, poderá sempre tentar a premuta de horário com outro colega, é ou não é possível? então porque não se faz, em todas as escolas e porque é que o professor que falta (com todo o direito que lhe possa assistir), não garante aos alunos o seu direito à aula ( tal como acontece na escola privada)
  | | O tópico foi bloqueado.
Profs Palhaços? Não, obrigada! - 30/11/06 18:11 Concordo! Se é para haver, que hajam condições para tal, até porque nós (alunos do ensino secundário) não precisamos de alguém que tome conta de nós nos tempos livres para não fazermos disparates! E nem sequer nos encontramos no ensino obrigatório! Aqui só aprende quem quer! Supostamente já somos crescidinhos e já adquirimos autonomia.
Então porquê obrigar os alunos a ficarem fechados numa sala de aula, com um professor da disciplina de Biologia (vamos supor) que substitui a aula de Economia? Ainda para mais, uma aula na qual o professor assume o papel de palhaço entertainer jogando ao conhecido jogo da forca ou do stop … Trabalho produtivo? Não! Desgastante? Sim! O tempo é demasiado precioso, e as aulas de substituição, nas condições em que estão a decorrer, parecem-me autênticos atentados à nossa inteligência!
Agora suponhamos que 3 dos alunos da tal aula de Economia cujo professor faltou, têm dúvidas de Matemática e outros 2 dos alunos precisam de esclarecer dúvidas de Filosofia. Se esse professor de Biologia que foi substituir a aula de Economia, tal como todos os outros seus colegas que entretanto estariam a fazer um trabalho semelhante (ou mesmo, fazendo tricot esperando apenas que o tempo passe, uma vez que mais nenhum dos seus colegas poderia ter faltado e eles têm de permanecer por ali para marcar presença) fosse para o Centro de Aprendizagem, disponibilizando-se para tirar dúvidas da sua disciplina, a outros alunos de outra turma cujo professor faltou também, ou alunos que têm furos nos horários... Os professores teriam um trabalho bem mais gratificante, e simultaneamente, produtivo!! E o esforço e dedicação dos alunos também seria muito mais recompensado!!![size=4]
[/size]
  | | O tópico foi bloqueado.