re:multiculturalidade e sucesso |  forum
 
Forum  


<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>
Multiculturalidade e sucesso - 22/05/06 11:05 Como integrar e criar condições de sucesso na escola alunos de diferentes etnias e culturas?
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Multiculturalidade e sucesso - 07/06/06 17:06 Respeitando e fazendo respeitar a diferença, mas de forma ambivalente e não paternalista. Há uma multiculturalidade interna dispersa e oculta - a pobreza envergonhada. Desenvolver e premiar o ser, mais do que o ter. Dar o exemplo, que é a melhor educação.
Há uma Sandre na turma da minha filha mais nova, no 4º ano, 1º ciclo, que segundo as colegas passa os dias a ler e a fazer fichas do livro de português do 1º ano. Vai ao apoio, nalguns dias. A professora irrita-se com ela quando, no final do tempo escolar, vai verificar o que ela fez e vê que fez pouco.
Alguns colegas gozam abertamente com ela, martirizam-na, por viver numa barraca... é pobre, muito pobre. Nem dinheiro consegue para is às viagens de estudo...
Estão a preparar uma pequena peça de teatro e não lhe quiseram atribur nenhuma fala porque "ela mal sabe ler". Como a minha filha foi a única da turma a fazer as "falas" (era trabalho de turma), foi nomeada "responsável" pela professora e aproveitou para decidir per si que a Sandra ia ter uma fala, ainda que curta, porque faz parte da turma.
Estou em crer que a minha filhota daria uma boa professora...
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Multiculturalidade e sucesso - 13/06/06 15:06 Acho que não se deve confundir a questão da multiculturalidade com a das dificuldades de natureza económica e cultural; quanto à multiculturalidade, estou de acordo com a LMartins, não devemos ser paternalistas. Reconhecer e respeitar as diferenças sim, mas sem rebaixar os alunos que por serem diferentes não são estúpidos. No entanto, não podemos esquecer que, de facto, estamos em Portugal e numa escola portuguesa o ideal social que se transmite é português: nem colonialismo, nem falta de identidade. Julgo que seria interessante existir no nosso país uma entidade que de alguma forma reunisse informação sobre as culturas paralelas à portuguesa que coabitam no território nacional e que disponibilizasse essa informação às escolas, sobretudo àquelas onde a percentagem de alunos com essas características fosse maior. Esse repositório de informação poderia ser utilizado de formas diversas mas deveria permitir a apresentação à comunidade escolar de testemunhos dessas outras culturas. Dessa forma, ao verem a sua cultura entrar na escola, julgo que muitos alunos se sentiriam mais integrados, enquanto os restantes os aceitariam melhor. Falta dizer que é necessária a presença de alguém com formação nesta matéria para dinamizar e orientar este tipo de actividades, porque os Professores só têm formação específica na sua área. Esta sugestão poder-se-ia enquadrar no tema relativo às novas formas de relacionamento das escolas com as comunidades, já que as escolas poderiam beneficiar de recursos humanos das autarquias em vários campos, incluindo esse, se existisse. Por este exemplo se pode ver que a escola tem de ser repensada em termos globais e articulada, por um lado com as actuais exigÊncias da sociedade, por outro com os recursos existentes que devem ser colocados ao seu serviço.

Item editado por: mariamatos, em: PM/06/13 16:06
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Multiculturalidade e sucesso - 04/11/06 13:11 A pluricultura é um fenómeno naturalmente herdado pela nossa nação, ou como política e correctamente se diz, pela nacionalidade portuguesa. Não é pois demais referir que a multiculturalidade é um fenónemo recente de discussão (com pouco mais que uma década).
A escola da igualdade, a escola multicultural ou, como eu prefiro intercultural, como conceito e concepção operacionalizável está bem indiciada no relatório da CRSE (creio ser assim a sigla).
A concepção radica-se na apologia da igualdade de participação em direitos e actos cívicos, uma noção que reconhecemos e praticamos. A ESCOLA MULTICULTURAL é aquela onde se valorizam, respeitam e integram os conhecimentos e axiologias diferentes e próprias de cada cultura, de cada indivíduo ou de cada criança. No primeiro correspondente é referido um caso curioso, onde alegadamente a sua filha deu o direito de participar em pé de igualdade a outra criança numa actividade escolar aberta à comunidade. Mas não deixando de louvar o descrito, seria mais benéfico se uma característica do Natal típico de outro país/cultura se fizesse representar nessa actividade escolar aberta à comunidade. Isso sim seria integrar a diferença cultural, fazê-la respeitar, representá-la e reconhecê-la na comunidade como característica/diferença cultural legítima.
Podemos imaginar os casos e consequências desta decisão mas a verdade é que Primeiro estranha-se, depois entranha-se. A integração social é o pretendido, assim como a cívica. E o que cabe à Escola é ensinar que há direitos e deveres, sendo os primeiros consequência dos últimos. Direitos cívicos correspondem a deveres cívicos numa relação evidente de causalidade. O sucesso educativo é um resultado de um esforço, não algo dado.
Na Escola o fim do paternalismo, tão bem aqui referido, ocorrerá com o estímulo dos apoios educativos e sociais, fomentando a igualdade de condições, e não - o que infelizmente se vem realizando nas escolas desde alguma data - promovendo resultados iguais. Na realidade o fim deste tipo de paternalismo é a resposta mais fácil à gerência de incapacidades tão bem patentes no nosso cada vez mais triste Sistema Educativo.
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Multiculturalidade e sucesso - 09/11/06 13:11 As mesmas questões e preocupações apresentadas neste Forum, são objecto de análise e de investigação do nosso Blog, que pode ser consultado em:

http://www.areaprojecto1.blogspot.com/


De facto, as novas sociedades são multiculturais e as escolas são o espelho dessa nova realidade, que não podemos esquecer.
Surgem então as questões e os problemas (e principalmente as vantagens)de uma sociedade multicultural, em que a diversidade é regra e não uma excepção.

Ass: Luís Mourinha
  | | O tópico foi bloqueado.
Re:Multiculturalidade e sucesso - 12/11/06 13:11 Estou cada vez mais convencido de que uma ESCOLA DE SUCESSO será uma Escola de uma sociedade de sucesso. O sucesso constroi-se numa sociedade inclusiva; não se pode exigir à Escola o que é da competência de todos. A inclusão distingue-se da exclusão e por muito inclusiva que uma determinada Escola seja, não pode ser uma "ilha" rodeada de medos e de discriminação.
E o sucesso, neste sentido de inclusão, mede-se pelo grau de felicidade e de realização pessoal das pessoas. Não se mede por outros critérios sociais ou economicos exclusivos, mas constroi-se com "pontes" (diga-se, pessoas), que na afirmação plena das suas diferenças se ligam entre si e rumam num sentido comum.

vide "Quem tem Medo da Diferença",
in http://www.areaprojecto1.blogspot.com/
  | | O tópico foi bloqueado.
<< Início < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>