organização escolar |  forum
 
Forum  


Organização escolar - 11/06/06 11:06 Considero que o despacho que estabelece as regras e os princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente em exercício de funções, ..., bem como na distribuição do serviço correspondente é uma boa medida por parte do Ministério da Educação, mas apesar do esforço realizado julgo que ainda muito falta fazer!
Os grupos de trabalho que avaliam os processos, apresentam relatórios bastante claros e objectivos relativamente a algumas experiências a nível nacional, mas parece-me que quem gere e mesmo os docentes não os sabem ler ou não querem!
No actual despacho a componente não lectiva de trabalho no estabelecimento de ensino inclui, entre outras, a orientação e acompanhamento dos alunos nos diferentes espaços escolares e refere que esta componente é ainda utilizada na supervisão pedagógica e acompanhamento da execução de actividades de animação e de apoio à família, no âmbito da educação pré-escolar, bem como em actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico.
Gostaria que neste fórum pudesse ser reflectido o apoio aos refeitórios, bem como às actividades de animação sócioeducativa. Para quando ficam os pedidos e mais pedidos de auxiliares, de pessoal de serviços gerais, de animadores culturais que estão completamente sós no seu desempenho profissional??
Que outros profissionais nas escolas são importantes, muito importantes mesmo, mas com planeamento e gestão adequada para melhor articulação e sequencialidade entre ciclos, para melhor flexibilização de actuação em benefício de mais e melhores aprendizagens, mas não para atender apenas a necessidades individuais utilizando muitas vezes a ausência de informação aos pais e encarregados de educação para esse mesmo fim.
Não me parece também que seja inputada qualquer responsabilidade únicamente às Coordenadoras dos estabelecimentos de ensino que quantas vezes fazem uma "Cruzada", se não uma "Missão impossível" para mobilizar os restantes docentes para as outras actividades e não conseguem!!
Para quando mais rigor, mais responsabilidade, mais exigência!!
Uma organização escolar só funciona com um verdadeiro trabalho de Equipa e com "pessoas" a tempo inteiro, dispostas a colaborar para o bem estar de todos.
  | | O tópico foi bloqueado.