os profissionais de serviço social nas escolas |  forum
 
Forum  


Os Profissionais de Serviço Social nas Escolas - 25/06/06 23:06 Quero primeiro de tudo felicitar esta iniciativa. Se não existisse provavelmente não estaríamos a debater este assunto tão importante...

Por outro lado, como aluna finalista do curso de Serviço Social a estagiar na área da educação e em fase de elaboração da tese para conclusão da licenciatura, quero deixar o meu testemunho e reflexão sobretudo para aqueles que pensam que o papel da escola é vasto, mas que pode ser desempenhado por um conjunto de profissionais de áreas diversas, nomeadamente do Serviço Social e da Psicologia.


O papel da escola tem sido posto em causa desde sempre com alterações de governos, de ministros, etc, e o papel dos professores tem sido debatido mais recentemente. Contudo, quem mais sofre são os alunos...


Deste modo, pela (pouca) experiência que pude adquirir no meu local de estágio, sinto que o Serviço Social faz uma falta tremenda em qualquer escola, por muitos ou poucos problemas que tenha. A existência de mais Assistentes Sociais seria de extrema importância, no sentido de fazer face às necessidades dos alunos, professores e outros profissionais, não só em termos de Acção Social (ex: SASE) mas também na detecção de situações-problema no campo escolar e familiar.
Por outro lado, a mobilização de recursos é fundamental, pois como é sabido a escola deve trabalhar em parceria com a comunidade em que está inserida e neste sentido o Assistente Social pode agir de forma eficiente, garantindo melhores condições a toda a comunidade escolar (entenda-se alunos, professores, auxiliares de educação e outros profissionais).

Não seria importante tirar um pouco o peso dos ombros aos professores nestas tarefas e deixá-las para os profissionais de intervenção?

Afinal o papel do professor é o de ensinar, mas tenhamos consciência que as questões que se colocam hoje em dia, não são as mesmas que se colocavam há uns anos atrás, em termos de indisciplina, disparidade na faixa etária dos alunos, a variedade de conteúdos programáticos, horários muito extensos, problemas familiares, dificuldades de integração social, entre tantos outros! Este domínio é claramente dos profissionais da intervenção...

O professor deve ser dignificado na sua tarefa, e o Assistente Social pode ser importante para o ajudar no reconhecimento desse direito!

Neste sentido, penso que faz falta nas nossas escolas a presença de mais profissionais de Serviço Social, que normalmente estão integrados em equipas dos Serviços de Psicologia e Orientação, mas tal como o nome indica a maior parte destes profissionais são da área da Psicologia...

Os nossos alunos precisam do professor, do psicólogo, mas também do Assistente Social, que pela sua formação de base possui ferramentas muito úteis para o alcance dos objectivos da escola que passa não só pelo sucesso escolar em termos de boas notas, mas também pela aquisição de competências pessoais (ex: autonomia), relacionais (ex: respeito e tolerância) e sociais (ex: conhecimento dos direitos e deveres).

Espero num futuro próximo poder contribuir para a existência de mais escolas multidisciplinares,
onde o papel do Assistente Social não se cinja à avaliação de processos para atribuição de subsídios e de apoios. Espero que o trabalho do Assistente Social seja reconhecido e que ajude os professores no desempenho do seu papel tão importante para qualquer cidadão!

"O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem."
(Baden-Powell, 1941)

Item editado por: joanacambeiro, em: AM/06/26 09:06
  | | O tópico foi bloqueado.